Powered By Blogger

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Evento Conecta 2012



Esse ano pude estar novamente presente no Evento Conecta, realizado pelo sistema FIRJAN. Quero aproveitar essa oportunidade para parabenizá-los pelo evento, que além de nos acrescentar conhecimentos e experiências nos levou à reflexão sobre nossas práticas pedagógicas atuais. Acredito que a mudança em nossa educação começa exatamente por aí; refletir sobre nossas práticas é o primeiro passo para mudanças.


Na mesa-redonda de abertura do evento tivemos alguns jornalistas, juntamente com o Presidente da Firjan Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira discutindo a Educação e Desenvolvimento. Mediados pelo Diretor-Geral do Sistema FIRJAN, Augusto Franco, André Lahoz, Merval Pereira, Cristiana Lobo e Gilberto Dimenstein falaram sobre os problemas de nossa educação atual e discutiram sobre os novos rumos educacionais, relacionando-os com o desenvolvimento econômico global do país.


Um dos pontos frisados foi a necessidade de unificar as Secretarias de Educação com as de Saúde, Renda, Cultura e Lazer, tratando os aspectos sociais como um todo, visando o bem-estar do cidadão. Não é possível educar uma pessoa que não tem saúde, ou que tem os pais desempregados. A educação envolve a família diretamente.


Citando as tecnologias utilizadas  na educação, foi dito que sem mediação, elas possuem pouca serventia. Para que haja uma mudança real, é necessário investir na capacitação dos professores. "A escola não vai além do seu corpo de professores." - André Lahoz. Dimesnstein ainda se refere aos professores como um "Gestor de Curiosidades", comentando sobre a mudança necessária do papel do professor na escola, tendo a responsabilidade de ajudar a transformar a vasta informação disponível em conhecimento.


Em relação ao trabalho do professor, foi citado o exemplo da cidade chinesa de Xangai, na qual os professores ministram aulas diariamente por 2h, em uma só escola, e têm o restante do dia para se preparar para o dia seguinte. Os problemas observados em relação aos professores foram a má remuneração, a longa jornada de trabalho e a necessidade de formação adequada.


Foram comentados ainda aspectos diversos relacionados à educação, como a incorporação das experiências de vida dos alunos em sala de aula, o reconhecimento, por parte da escola, da revolução tecnológica pela qual passamos e a ministração, ainda hoje, de disciplinas que privilegiam a 'decoreba' em detrimento da produção de conhecimento.


Finalizando o debate, André Lahoz ressaltou a necessidade de dar mais importância ao trabalho do professor, enquanto Cristiana Lobo falou sobre a importância do acesso à informação por parte do professor e Merval Pereira deixou a reflexão sobre o despertar da cidadania, com cada um entendendo seu papel no processo educacional.


Por último, o Presidente da Firjan, Eduardo Gouvêa, destaca o impacto da qualidade da educação na economia do país como um todo. "A competitividade passa pela educação" - disse, referindo-se à posição do Brasil no mercado internacional e mostrando-se preocupado com o futuro da economia brasileira sem que haja uma mudanças drástica na educação.

Um comentário:

  1. E já está no ar a edição 2013 do evento!!! \o/
    http://conecta.firjan.org.br/

    ResponderExcluir