1. Objetivo
Trabalhar
a diversidade na escola, as diferentes visões do mundo escolar.
2. Descrição
A
diversidade é uma realidade cada vez mais presente no mundo, principalmente com
os novos recursos comunicacionais, com os quais podemos saber de notícias do
mundo inteiro. Em nossas escolas, com o crescente movimento de inclusão de
alunos antes excluídos do ambiente escolar, vimos a necessidade de trabalhar a
diversidade, para que estes saibam conviver com as diferenças.
A
atividade aqui descrita tem o objetivo de nos fazer “enxergar pelos olhos do
outro”. Tentando mostrar para os alunos o ponto de vista dos que possuem
necessidades especiais.
Nosso
foco serão alunos do segundo segmento do ensino fundamental, com eles serão
trabalhados o manejo dos aparelhos tecnológicos, incluindo hardwares e
softwares, para a produção de um vídeo.
3. Estratégias
Criação
de blog e filmagem, edição e compartilhamento de vídeos.
4. Descrição da atividade a ser desenvolvida
1) Em um primeiro momento seriam realizadas
oficinas para garantir que os alunos saibam manejar os equipamentos. Essas
oficinas devem ser adaptadas de acordo com o perfil e heterogeneidade da turma.
Ao todo serão realizadas três oficinas: uma de manejo da câmera fotográfica ou
celular, salientando, inclusive, os diferentes enfoques que se pode dar em cada
cena a ser escolhida; outra, de edição de vídeos e fotos , na qual desenvolvem
a sensibilidade para selecionar trechos de vídeos e fotos e transformá-los no
produto final; e a terceira, porém não menos importante, a de construção de
blog, para que conheçam a ferramenta e saibam operá-la para publicar seus
trabalhos.
2) Posteriormente, cada aluno usaria o equipamento
por um período do dia, câmeras fotográficas ou celulares, para capturem imagens
e vídeos de acontecimentos no âmbito escolar. Tal atividade deve perdurar por
alguns meses, para garantia de uma certa diversidade de material para a edição.
Nessa
fase, os cadeirantes, por exemplo, teriam a câmera em um ângulo diferente dos
que não são. Um que seja cego, deixar somente o som, com a tela preta e um
surdo, somente imagens, sem som. Assim, teríamos um ponto de vista
diferenciado, de cada tipo de aluno.
3) A edição dos vídeos seria feita em sala de aula,
sob a supervisão do professor, que exercerá a função mediador, para que os alunos possam enxergar
e interpretar o significado das imagens para eles.
A
partir dessa fase, seria realizado um acompanhamento especial com os alunos
NEE, ajudando-os a realizar sua parte da tarefa, utilizando softwares
adequados, de acordo com a necessidade.
4) A quarta etapa do projeto seria a construção
do blog, usando a criatividade dos alunos, da maneira como acreditassem ser
mais conveniente. Ao término da construção, os vídeos e fotos seriam postados,
e cada aluno construiria a legenda de seu vídeo e adicionaria tags, a fim de
que demonstrem sua interpretação do material em relação ao contexto escolar.
A
publicação do material seria feita mediante o prévio recebimento da autorização
de direito de imagem, assinada pela pessoa ou pelos pais, quando menor de
idade.
5) A
avaliação do curso será formativa, de acordo com a frequência,
participação e interesse nos trabalhos realizados.
5. Bibliografia
http://blogger.com.
https://www.institutoclaro.org.br/banco_arquivos/Cartilha.pdf,
consultado em 03/07/2012.
http://www.slideshare.net/soyyoap3/cafezinho-com-mdianapucdia24deagosto,
consultado em 03/07/2012
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