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terça-feira, 3 de julho de 2012

Projeto Inclusivo




1.  Objetivo

Trabalhar a diversidade na escola, as diferentes visões do mundo escolar.

2.  Descrição

A diversidade é uma realidade cada vez mais presente no mundo, principalmente com os novos recursos comunicacionais, com os quais podemos saber de notícias do mundo inteiro. Em nossas escolas, com o crescente movimento de inclusão de alunos antes excluídos do ambiente escolar, vimos a necessidade de trabalhar a diversidade, para que estes saibam conviver com as diferenças.
A atividade aqui descrita tem o objetivo de nos fazer “enxergar pelos olhos do outro”. Tentando mostrar para os alunos o ponto de vista dos que possuem necessidades especiais.
Nosso foco serão alunos do segundo segmento do ensino fundamental, com eles serão trabalhados o manejo dos aparelhos tecnológicos, incluindo hardwares e softwares, para a produção de um vídeo.

3.  Estratégias

Criação de blog e filmagem, edição e compartilhamento de vídeos.
 
4.  Descrição da atividade a ser desenvolvida

1)  Em um primeiro momento seriam realizadas oficinas para garantir que os alunos saibam manejar os equipamentos. Essas oficinas devem ser adaptadas de acordo com o perfil e heterogeneidade da turma. Ao todo serão realizadas três oficinas: uma de manejo da câmera fotográfica ou celular, salientando, inclusive, os diferentes enfoques que se pode dar em cada cena a ser escolhida; outra, de edição de vídeos e fotos , na qual desenvolvem a sensibilidade para selecionar trechos de vídeos e fotos e transformá-los no produto final; e a terceira, porém não menos importante, a de construção de blog, para que conheçam a ferramenta e saibam operá-la para publicar seus trabalhos.
2)  Posteriormente, cada aluno usaria o equipamento por um período do dia, câmeras fotográficas ou celulares, para capturem imagens e vídeos de acontecimentos no âmbito escolar. Tal atividade deve perdurar por alguns meses, para garantia de uma certa diversidade de material para a edição.
Nessa fase, os cadeirantes, por exemplo, teriam a câmera em um ângulo diferente dos que não são. Um que seja cego, deixar somente o som, com a tela preta e um surdo, somente imagens, sem som. Assim, teríamos um ponto de vista diferenciado, de cada tipo de aluno.
3)  A edição dos vídeos seria feita em sala de aula, sob a supervisão do professor, que exercerá a função  mediador, para que os alunos possam enxergar e interpretar o significado das imagens para eles.
A partir dessa fase, seria realizado um acompanhamento especial com os alunos NEE, ajudando-os a realizar sua parte da tarefa, utilizando softwares adequados, de acordo com a necessidade.
4)  A quarta etapa do projeto seria a construção do blog, usando a criatividade dos alunos, da maneira como acreditassem ser mais conveniente. Ao término da construção, os vídeos e fotos seriam postados, e cada aluno construiria a legenda de seu vídeo e adicionaria tags, a fim de que demonstrem sua interpretação do material em relação ao contexto escolar.
A publicação do material seria feita mediante o prévio recebimento da autorização de direito de imagem, assinada pela pessoa ou pelos pais, quando menor de idade.
5)  A  avaliação do curso será formativa, de acordo com a frequência, participação e interesse nos trabalhos realizados.

5.  Bibliografia

http://blogger.com.

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