Powered By Blogger

domingo, 25 de setembro de 2011

Curtas, na escola!? E agora....

Andei meio afastada do blog por motivos alheios a minha vontade, mas estou voltando com todo gás para falarmos um pouco sobre roteiro.

Quando pensamos em roteiro, podemos imaginar que ele é necessário somente nas grandes produções de Hollywood. Mas se nos interessarmos em adotar essa prática em nossas produções audiovisuais vamos descobrir que esta muito tem a contribuir para o sucesso e o bom desempenho nas filmagens.

Temos a opção de utilizar um storyboard, que é um pouco mais simples que o roteiro, mas com a função de organizar as cenas a serem filmadas. O storyboard é feito como uma história em quadrinhos, no qual são representadas as cenas a serem filmadas, dando uma ideia de sua sequência. Porém, este não se mostra muito eficiente em filmagens mais elaboradas, nas quais são necessárias descrições mais detalhadas sobre ambientes, paisagens e personagens.
Fonte: http://caligraffiti.com.br

 O roteiro, diferentemente do primeiro, descreve com maior precisão os pormenores de cada cena, bem como a fala dos personagens.  O cuidado que temos de ter em sua elaboração é sermos o mais específicos e concisos possível. Afinal, estamos elaborando um roteiro, não escrevendo um livro!

 Fonte: http://extensao.cecierj.edu.br/saladeaula/mod/resource/view.php?id=16124

 Alguns termos técnicos presentes no exemplo mostrado serão explicados de acordo com a necessidade e interesse que os leitores venham a ter.

Você, leitor, possui alguma experiência na produção de vídeos que gostaria de compartilhar? Pode enviar seus comentários ou contar sua história.

Obrigada por sua visita ao blog e até a próxima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário